217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

Seu fogão não acende? Siga estes passos

14 Outubro 2020

O fogão parou de acender, e agora? É certo que o fogão é um dos componentes mais essenciais de uma cozinha! Para aqueles que fazem uso constante do seu fogão, é comum que gordura, sujidade e até restos de comida causem entupimento nos buracos onde o fogo sai em cada fogão. 

A melhor maneira de evitar a acumulação de sujidade é manter a periodicidade de limpar o próprio fogão. Idealmente, a sua cozinha deve estar sempre organizada, para que não permita que os alimentos se acumulem no aparelho. 

Caiu alguma coisa? Cuidado para não queimar, retire cuidadosamente o que é possível no momento. Não deixe para mais tarde porque, além de dificultar a remoção, também pode causar danos no seu fogão. 

No entanto, às vezes só este atendimento diário não é suficiente e pode acontecer que mesmo assim o seu fogão não acende. 

Com isso em mente, reunimos um pequeno guia com uma passagem para ajudá-lo a lidar com esta situação. Siga este artigo e saiba mais!

Passo 1: Verifique se a tomada está corretamente ligada e se existe energia

Nos fogões a gás comuns que estão ligados à tomada, a eletricidade é utilizada para acender a lâmpada do forno e ligar automaticamente os queimadores. Este disparo torna tudo mais fácil porque não precisas de fósforos para começar as chamas. Por isso, o primeiro passo é verificar se o seu fogão está ligado à tomada. Se não for, liga e certifica-te que vai correr tudo bem. Se for e ainda a boca do fogão não acender, vamos para o próximo passo!

Passo 2: Verifique se o gás na garrafa está aberto ou se há gás na rede

Além de verificar se a energia está acesa, deve também verificar se o registo de gás está fechado ou se acabou. Em ambos os casos, o gás não passa e, portanto, a boca do fogão não acende. 

Também é importante estar ciente da data de validade da sua garrafa de gás porque se tiver a data de validade, pode influenciar tanto a operação como causar acidentes graves em sua casa. Por isso, não se esqueçam de verificar sempre este detalhe! 

Passo 3: Verifique se os queimadores não estão sujos ou molhados

Se mesmo depois de fazer estas verificações, o fogão não acende, terá de verificar se os queimadores não estão sujos ou molhados. 

Se tentou acender outra boca e ela acendeu normalmente, vale a pena verificar se está tudo bem com a boca que não acendeu. As peças podem estar mal assadas ou a saída de gás dessa boca específica está obstruída.

Pode acontecer da parte de alumínio que está na boca do seu fogão possa estar suja de gordura que pode se acumular com o uso, por exemplo. Esta camada de sujidade pode impedir que a faísca do disparo automático chegue à boca e, consequentemente, não se acendindo. Para limpar, pode utilizar uma esponja de aço e esfregar a área de alumínio que tem contacto com a vela. É um trabalho mais delicado, só para tirar a crosta da terra.

Quando há interferência no caminho do gás, as chamas geralmente ficam amarelas, não azuis, pois estão na sua normalidade. Outra forma de identificar o entupimento, desta vez completamente, é rodar o botão, cheirar o gás a sair, mas ainda não ser capaz de acender o fogo.

“Como posso limpar a boca do fogão corretamente?”

Quando o gás estiver desligado, retire todas as partes das bocas entupidas até que só resta o furo. Retire o resíduo passando uma esponja ligeiramente humedecida para remover a sujidade mais difícil e, em seguida, limpe um pano seco. Aproveite para fazer uma boa limpeza também nas outras peças, secando bem antes de colocá-las de volta nos buracos.  Depois disso, tente acendê-lo novamente.

Se o problema persistir, a solução pode ser muito simples. Em algumas lojas, é possível encontrar pequenas peças semelhantes a agulhas específicas para desentupir os queimadores. Insira cuidadosamente cada orifício e tente novamente acender o fogo. E no entanto, se apenas colocar a agulha não é suficiente, rode a agulha até perceber que o que estava a obstruir o buraco foi removido. 

Mas… se depois de tudo isto falamos aqui, a boca do fogão não se acende, é hora de procurar assistência técnica especializada. Especialmente com aparelhos deste tipo, é importante ter o cuidado duplo, pois podem representar perigo se tentar consertá-lo em casa!

Não continue a cultivar problemas em sua casa. O serviço de reparação de aparelhos de confiança é conosco. Somos especialistas na reparação de boca do fogão. A Reparação Segura opera em todo o país e resolve o seu problema em apenas 48 horas. Dispomos de vários técnicos especializados em todo o tipo de eletrodomésticos. 

Para entrar em contato conosco, basta clicar no banner abaixo que teremos todo o prazer em ajudá-lo!