217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

O seu frigorífico está a criar gelo?

13 Julho 2020

Provavelmente um dia abriste o frigorífico e viste que havia formações de gelo e con gelo nas paredes á dentro, certo?

Embora seja muito comum, muitas pessoas estão preocupadas em não saber o que causa este problema ou como resolvê-lo. A melhor solução quando o frigorífico faz gelo, são os nossos técnicos certificados! Contacte ReparaçãoSegura!

Na verdade, quase sempre, estas formações de gelo dentro do frigorífico não são um problema, a menos que comecem a ocupar um espaço muito grande dentro do congelador.
É por isso que decidimos ajudá-lo a entender o que causa isto e explicar um pouco mais sobre as camadas de gelo que se formam no aparelho e, especialmente, como descartá-las da melhor maneira possível.

Siga este artigo e saiba mais sobre este assunto!

O que causa a formação de gelo?

Devem lembrar-se dos frigoríficos mais antigos, nos quais era completamente normal acumular uma camada de gelo bastante espessa nas paredes. Era necessário descongelar o frigorífico com frequência e todos os que já tiveram de realizar esta tarefa doméstica sabem como é aborrecido. Como se isso não bastasse, ainda faz a maior confusão, fazendo com que precises de limpar a cozinha toda depois de descongelares o congelador.

Nestes casos, esta é uma característica do produto e não prejudicará o seu funcionamento. Mas, de qualquer forma, é muito importante que a manutenção seja feita corretamente.

No entanto, nos frigoríficos mais modernos, onde o congelador não forma gelo, este é um sinal de que há algo de errado. Vamos enumerar algumas possíveis causas para este problema:

 Temperatura muito negativa

A temperatura negativa geralmente causa problemas num frigorífico, uma vez que a humidade se transforma em gelo no evaporador, teto e produtos.

Este gelo formado dentro do evaporador faz com que tenha de descongelar cada vez mais vezes.

O frigorífico con gelo no interior, por si só, já é algo que consome energia do sistema, uma vez que está a desviar uma parte do frio para fazer gelo, em vez de arrefecer a câmara.

Vale a pena referir que sempre que descongelamos um frigorífico, também utiliza muita energia, para que aqueça e derreta todo o gelo no seu interior. No entanto, o descongelamento para a limpeza deve ser feito com uma certa frequência para evitar sobrecargas.

Problemas no termóstato

A parte mais comum a ser defeituosa é o sensor térmico. Funciona em conjunto com o termóstato avisando o momento em que devem soltar ou bloquear a passagem do ar arrefecido. Se não estiverem corretamente configurados, pode acabar por manter sempre o termóstato “aberto”.

O termóstato em si e/ou amortecedor também pode apresentar problemas, que são comuns e podem acabar fazendo com que o frigorífico congele tudo. Já falámos um pouco sobre os problemas que podem surgir no termóstato aqui no blog Reparação Segura.

A razão pode ainda ser a placa electrónica, que pode estar a controlar incorretamente as partes do frigorífico.

Problemas na borracha que veda a porta

Se a porta não estiver totalmente fechada, o ar quente também pode entrar, condensar e imediatamente levar ao congelamento.

Às vezes, pode ser apenas alguns alimentos ou recipientes que impedem a porta de fechar completamente. Neste caso, basta reorganizar para que a porta esteja totalmente fechada.

Vale também a pena recordar que os alimentos não devem ser colocados que ainda estejam quentes, para que não se condense e forme gotículas de água no frigorífico. Além disso, colocar alimentos quentes dentro do frigorífico pode exigir muito dele já que ele aumenta a intensidade de trabalho para resfriar e levar a gelo nas paredes do frigorifico. Espere até que a comida esteja à temperatura ambiente.

Noutras situações, o estado da borracha da porta também pode abrir espaço para a entrada de ar quente, por isso lembre-se de mantê-lo sempre limpo.

Para verificar se há qualquer rasgão, furo ou dano, é simples: com a porta fechada, passe a mão à volta da borracha toa com bastante atenção e tente identificar se há saída de ar frio em algum lugar, o que pode indicar a localização dos danos.

Como resolver o problema da criação de gelo no frigorífico?

Ao longo deste artigo, apresentamos várias causas que podem estar a causar a criação de gelo no seu frigorífico, como temperaturas excessivamente baixas, problemas no termostatos e até na borracha que veda a porta.

No entanto, nem sempre é possível resolver o problema sozinho. Se verificou todos os sinais e, no entanto, o seu frigorífico continua a fazer gelo, talvez seja altura de contactar a assistência técnica autorizada para efetuar a substituição.

Na Reparação Segura, dispomos de técnicos especializados que está pronta para ajudá-lo no arranjo de frigoríficos e combinados em apenas 48h, basta contactar-nos.

Somos uma rede de técnicos de reparação escolhidos e autorizados pelas melhores marcas de eletrodomésticos para o ajudar quando algo imprevisto acontece.

Para isso, basta contactar-nos clicando no banner abaixo. Teremos o prazer de ajudá-lo!