217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

O termóstato do frigorífico avariou? Sabia que tem reparação?

13 Julho 2020

Porque é usado diariamente e é em 24 horas por dia, é normal que, com o tempo, o seu frigorífico apresente alguns problemas. Os mais comuns são lâmpadas queimadas, fugas, borracha que não sela, ruídos estranhos, entre outros.

Espera-se que os itens dispostos no congelador estejam congelados, no entanto, encontrar o seu leite, temperos e outros alimentos do frigorífico com pedras de gelo não é tão agradável.

Por isso, neste texto, falaremos de uma parte deste aparelho de extrema importância e que geralmente passa despercebido: o termóstato do frigorífico.

Siga este texto e saiba como identificar se há algum problema no seu frigorífico e se ele necessita de uma reparação. Em caso, temos técnicos certificados… Ligue-nos!

Como identifico um problema com o meu termóstato do frigorífico?

O termóstato é a peça que permite regular a temperatura de ambos os compartimentos: frigorífico e congelador. Termóstatos e resistências danificadas que estejam sujas ou em apuros geralmente têm sinais de aviso: um frigorífico que não mantém a temperatura estável.

Sempre que quiser ou precisar de alterar a temperatura no compartimento frigorífico, rode o botão de regulação do termóstato do seu frigorífico. Lembre-se: os números mais baixos tornam a temperatura dentro do compartimento menos fria e os números mais altos, mais frios.

Manter as definições de fabrico pode ajudar a manter o bom funcionamento, já que as marcas não o fazem aleatoriamente.

O sinal mais comum de defeito no termóstato de um frigorífico é encontrar produtos como leite, vinho e ketchup congelados, mesmo estando fora do freezer. Colocar o congelador no máximo também pode não ajudar, porque se o fizer, o compressor funcionará sempre a toda a potência e não poderá fazer os ciclos de paragem.

Felizmente, diagnosticar e resolver problemas com um termóstato é uma tarefa fácil de fazer, dotando as ferramentas adequadas. Mas quanto custa resolver esse problema?

Qual o preço de um novo termóstato?

Embora não seja uma peça de alto valor, o preço de um novo termóstato pode variar muito dependendo do modelo do seu frigorífico.

Independentemente disso, é também importante que a reparação seja feita por profissionais treinados para evitar mais danos no seu frigorífico.

Vamos listar algumas dicas podem ajudar a melhorar o desempenho do seu frigorífico. De uma olhada:

  1. Procure instalar o frigorífico num local ventilado, o mais afastado possível de fontes de calor como a luz do sol ou o forno e sempre com uma folga entre a parede o equipamento. O espaço entre a parte de trás do equipamento e a parede deve ter entre pelo menos 10 cm, para que seja possível realizar a refrigeração necessária.
  2. Deixe sempre os alimentos arrefecerem à temperatura ambiente e depois coloque-os no frigorífico. Isto impede que o seu interior suba subitamente os graus e favoreça a criação de gelo, como já referimos no nosso blog.
  3. Abrir e fechar constantemente a porta é uma das principais causas para não conseguir regular a temperatura ideal do frigorífico. Por isso, guarde tudo de uma vez no frigorífico, evitando abrir constantemente a porta.
  4. Mantenha o termóstato a +5ºC. Se o frigorífico não tiver um indicador de temperatura, sugerimos que coloque um termómetro no seu interior para o controlar.

Termóstato digital x termóstato mecânico: qual a diferença?

A grande diferença entre termóstatos mecânicos e digitais é a capacidade de controlar a temperatura com precisão. Os termóstatos mecânicos que acompanham os frigoríficos não têm esta capacidade.

Os termóstatos digitais mantêm a temperatura numa gama específica e, além disso, existem vários modelos diferentes. Os modelos de dois estágios, por exemplo, são ideais para regiões com grande variação térmica, pois podem acionar o compressor do frigorífico quando a temperatura está acima do ideal e também podem desencadear uma fonte de calor (lâmpada ou resistência elétrica) quando a temperatura é demasiado baixa.

Tendo o termóstato do frigorífico regulado para uma posição intermédia e partindo do princípio de que tudo está funcional, incluindo as borrachas/ímanes a toda a volta da porta se encontram em bom estado, mantendo o interior da câmara frigorífica totalmente isolada/estanque do exterior quando a porta está fechada, a temperatura normal no interior situa-se entre o 2º e os 6ºC (idealmente deve estar regulado para manter +5ºC).

Sempre que abre a porta da geladeira/ frigorífico, por convecção vai sair ar frio do interior desta por ser mais denso e entrar ar quente do exterior que vai substituir o frio. Esta acção conduz a um aumento da temperatura no interior da geleira/frigorífico que vai ser detectada pelo termóstato e este vai comandar o compressor a arrancar até que a temperatura desce para os valores pré- configurados.

Agora que sabe tudo isto, está na hora de decidir…

Vale a pena consertar o frigorífico?

A boa notícia é que grande parte dos problemas de um frigorífico podem ser facilmente identificados e, em alguns casos, resolvidos de forma simples e prática. É bom procurar preços justos e razoáveis, mas também é importante lembrar que o orçamento mais barato não significa mais poupança.

Uma recomendação é procurar informação sobre empresas e profissionais nas redes sociais antes de assinar um contrato. Faça perguntas, questione clientes antigos e consulte outros projetos de referência. Nós, na Reparação Segura, servimos em todo o país e somos especialistas em reparação de frigoríficos. Dispomos de técnicos certificados e autorizados que irão inspecionar o seu frigorífico e resolver o seu problema em apenas 48h. CONTACTE-NOS AGORA!