217234760 LIGUE-NOS JÁ, ASSISTÊNCIA A APARELHOS DOMÉSTICOS AO SEU SERVIÇO EM PORTUGAL INTEIRO

A luz vermelha da sua arca congeladora está ligada e não sabe o motivo?

10 Agosto 2020

É comum pensar que um congelador é um tipo de aparelho útil apenas para aqueles que têm comércio, mas não é assim. Ter um em casa pode proporcionar uma série de benefícios para aqueles que têm uma família grande ou, por qualquer razão, precisam de muito espaço para armazenar alimentos congelados.

No entanto, como todos os aparelhos, também não é imune a defeitos ou problemas. Então hoje trouxemos uma lista de 5 das razões que levam a luz vermelha da sua arca congeladora a se acender.

Em qualquer caso, contacte os técnicos especializados em reparação de arcas congeladoras/

A porta das arcas frigoríficas está bem fechada?

Muitas vezes, uma luz vermelha na sua arca frigorífica pode apenas indicar que a porta não está bem fechada. Com o tempo e com o uso, as vedações das portas podem desgastar-se e mesmo que a feche corretamente, não parece muito mais. Pode testar as vedações colocando um pedaço de papel entre eles e o aparelho, fechando a porta e puxando o papel. Sentirá uma tensão se as focas estiverem a funcionar corretamente.

Repita o processo em toda a porta do aparelho. Se não houver tensão em nenhum ponto, a peça começa a ceder. Você também deve verificar se há fissuras ou se a borracha é tão rígida que está causando problemas em fechar a arca frigorífica.

O botão termostato da sua arca congeladora está ajustado ou a luz vermelha fica acesa?

O termostato é o componente que controla as variações de temperatura de um sistema de refrigeração, seja um frigorífico comum ou uma arca congeladora. Este dispositivo permite ao utilizador definir o nível de arrefecimento desejado no interior do frigorífico. Uma vez definido, o termostato fará com que o compressor aja da forma necessária (ligue ou desligue) para manter a temperatura desejada constante.

Assim, o termóstato é um item essencial para o bom funcionamento do frigorífico. Qualquer problema por si apresentado danificará todo o sistema de arrefecimento e poderá fazer com que a arca congeladora tenha a luz vermelha acesa.

Este problema é muito comum nos primeiros dias com a arca frigorífica, uma vez que a temperatura pode estar mal selecionada. O indicador que está deslocado ou atracado de forma errada pode ser responsável por selecionar a temperatura errada. Por isso, é importante verificar se tudo está corretamente montado no termóstato do seu freezer.

O congelador é perto de uma fonte de calor?

Sempre que instalar ou mover a arca congeladora, é importante prestar atenção ao local onde estará. O equipamento deve estar sempre afastado de fontes de calor (como fogão, janelas e máquinas de lavar roupa) para preservar a sua eficiência energética.

Quanto mais o aparelho aquecer, mais terá de trabalhar para arrefecer e, consequentemente, consumir mais energia. Em alguns casos, o consumo de energia pode aumentar tanto que a luz vermelha no freezer acende-se para o alertar para isto.

Há uma grande formação de gelo nas paredes interiores da arca frigorífica?

Nos frigoríficos mais antigos, era normal que uma camada de gelo bastante espessa se acumulasse no congelador.

E no freezer acontece o mesmo processo e pode haver uma formação de gelo nas paredes das arcas frigoríficas e no topo do produto, devido à circulação de ar no seu interior.

Isto acontece quando a porta está mal fechada, por isso certifique-se de que quaisquer objetos estão a impedir que a porta fique completamente fechada e reorganize os alimentos se necessário. Também pode haver humidade a escorrer pela porta. Neste caso, repita passo a passo o primeiro item desta lista e verifique se há defeitos na porta de sua arca frigorífica.

A circulação de ar não é restrita?

Outro problema comum é quando a circulação de ar no seu congelador não ocorre da forma correta.

As razões podem ser várias: os alimentos podem estar a tapar a saída de ar, a “ventoinha” da arca congeladora pode ser quebrada, ou uma acumulação de gelo pode estar a dificultar a circulação do ar internamente.

Também é importante não continuar a abrir a porta da arca sem ser necessário, pois isto faz com que o ar frio suba para o exterior e permita que o ar quente entre no interior do aparelho, atrapalhando o funcionamento correto do aparelho.

Em todo o caso, a coisa mais apropriada a fazer é tentar identificar o problema e pedir ajuda a um técnico especializado.

Por isso, ao lidar com sua arca frigorífica com a luz vermelha acesa, recomendamos que busque a ReparaçãoSegura. Nós temos técnicos certificados, especializados em reparação de arcas congeladoras. Eles estão preparados para lidar com estes aparelhos com a máxima segurança para si e para a sua família.

Se tiver um problema com aparelhos, a nossa equipa pode ajudá-lo dentro de 48h. Somos especialistas na reparação de vários electrodomésticos e estamos em todo o país, prontos para ajudá-lo!

Não cultive problemas e riscos em sua casa! Clique no banner aqui embaixo e nos ligue. Teremos o prazer de ajudá-lo!